Sistema de Filtragem Eletrostática - Instalação

Postado 2015/11/13

Os processos de cocção geram efluentes gasosos com gorduras e cheiros pelo que, é aconselhável a instalação de um sistema de filtragem eletrostática nas cozinhas profissionais, principalmente quando se espera uma grande produção de gorduras e odores, por exemplo, efluentes gasosos gerados por processos a carvão.

 

EM COZINHAS INDUSTRIAIS

Os processos de cocção geram efluentes gasosos com gorduras e cheiros pelo que, é aconselhável a instalação de um sistema de filtragem eletrostática nas cozinhas profissionais, principalmente quando se espera uma grande produção de gorduras e odores, por exemplo, efluentes gasosos gerados por processos a carvão.

Apresentamos algumas recomendações:

 - A eficiência do sistema de filtragem eletrostática é limitada à remoção de gorduras que aderem ao fumo e, como tal, não deverá ser considerada como primeira fonte de controlo de odor. A remoção de odores é realizada por filtros de carvão, MCA, ou mascarada com neutralizadores.

 - Quando instalados, os filtros de malhas metálicas deverão ser colocados, prioritariamente, tanto a montante como a jusante dos filtros eletrostáticos (se necessário) de modo a garantirem alguma proteção contra os grandes contaminantes que passam através dos filtros de gordura e diminuem o risco da chegada ao sistema de filtragem de possíveis fagulhas que possam ser transportadas pelo efluente gasoso.

- Por motivo de segurança e eficiência, deve cumprir-se uma temperatura do ar de exaustão  inferior a 50º C no interior do depurador eletrostático. A eficiência de filtragem diminui a temperaturas superiores a 60ºC e níveis de humidade relativa superiores a 70%. Logo, a sua instalação deverá ser a alguma distância da hote, de modo a assegurar o arrefecimento, durante o seu percurso nas condutas.

- O depurador eletrostático deverá ser protegido por um dijuntor independente. A ligação de outros equipamentos ao mesmo dijuntor pode acarretar ao mau funcionamento do sistema, por exemplo, a proteção de um ventilador com variador de frequência pode levar á avaria do sistema.

- A filtragem eletrostática só é eficiente com um plano de manutenção preventiva executada por um técnico especializado. Para que o plano de manutenção seja viável é necessário garantir que na instalação é reservado o espaço de acesso para abertura das portas e fácil remoção dos componentes internos.

É também importante assegurar uma distribuição homogénea do fluxo de ar no interior do depurador eletrostático, evitando curvas demasiado apertadas, constrangimentos antes e após o sistema e escolhendo um divergente e convergente (OG) corretamente dimensionado (inclinação a 45ºC).

A distribuição homógenea do efluente gasoso elimina a existência de áreas preferenciais no interior do depurador eletrostático, permitindo que toda a superfície de filtragem seja utilizada, garantindo que o sistema funciona corretamente com uma eficiência de filtragem mais elevada OG, o comprimento do OG deve ser no mínimo o mesmo que o diâmetro da tubagem. 

 

NA INDUSTRIA

A aplicabilidade dos sistemas eletrostáticos pressupõe um universo generalizado para além das cozinhas industriais.

Diversas indústrias requerem o uso de filtragem eletrostática:

- Filtragem de névoas oleosas que não sejam explosivas;

- Filtragem de fumos provenientes de combustão, caldeiras, motores de explosão e queimas diversas, desde que, salvaguardando o funcionamento abaixo da temperatura máxima de trabalho.

Em suma os filtros eletrostáticos podem ser utilizados num universo abrangente de matérias e processos, desde que estes, não sejam explosivos e isoladores, por exemplo, não podem ser utilizados na indústria da cortiça, madeiras, plásticos e vidros, etc.

Produtos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Consulte aqui a nossa Gama Geral de Produtos

Parceiros

 

 

Trabalhamos diariamente para atingir o sucesso!

Contactos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª a 6ª Feira das 09:00h às 18:00h